domingo, 10 de janeiro de 2016

Curiosidade; Sombody to love em espanhol !

Dentro do repertório Queen e ao longo de todos esses anos, sempre aparecem no you tube covers de composições da banda, sejam com artistas e bandas conhecidas ou com artistas desconhecidos do público em geral. Porem muito pouco se ouviu ou se soube de artistas que fizeram versões Queen do inglês para outros idiomas. Mas em alguns países e mais precisamente com as musica que integram o musical We Will Rock You, isso aconteceu, (mas isso é assunto interessante para um outro post em separado).

 O cantor Paulo Ricardo gravou uma versão simpática de Love of  My Life em espanhol que se chamou Cuando te Vás - cuja letra espanhola não é nem um pouco adaptada do original e nem segue a idéia tradução, mas não deixa de ser uma bonita letra romântica!


Agora vamos a Somebody to love em espanhol 
"Um pouco de amor"

(fonte: Queen Colombia facebook) - "Um pouco de amor", a versão simpática em espanhol de Somebody to Love foi gravada nos anos 70 pelo grupo Mocedades, grupo musical espanhol formado em 68 com 6 integrantes. O estilo musical do grupo são canções suaves  comparadas as dos artistas Simon and Garfunkel, Cat Stevens e outros no mesmo estilo, em belos arrarajos sempre acústicos. Essa versão de Sombody to love teve autorização do próprio Freddie Mercury.... Mas como foi isso?

No que diz respeito aos direitos das canções, enquando os membros do Queen (Brian, Roger, John e Freddie) tiveram em suas mãos o controle jurídico sobre os direitos autorais de suas composições, eram muito pouco as possibilidades de que outros artistas fizessem covers ou versões das canções em outros idomas. Quando o grupo espanhol Mocedades quis gravar uma versão em espanhol de "Somebody to Love" (que se tornou "um pouco de amor"), por muito tempo se  especulou como eles tiveram permissão para gravar a versão. 

Em um concerto da Mocedades oferecido no Jockey Club, em Lima, Peru, em maio de 2009, o cantor Javier Garay explicou ao público como eles conseguiram que Freddie Mercury (autor e compositor da versão original) em pessoa desse a sua autorização para gravar a canção. Garay disse que, enquanto o grupo estava em Londres, o representante da gravadora a que pertencia o grupo  Mocedades pessoalmente foi para a residência de Mercury. Assim, na ocasião, Freddie pediu referências sobre o grupo espanhol. O representante interpretou "Eres tú" um hit de sucesso deles. Então de imediato Mercury concordou e deu a sua aprovação para esta versão!
Essa é a versão original dos anos 70 do  grupo Mocedades

Nenhum comentário:

Postar um comentário