quarta-feira, 19 de novembro de 2014

William Orbit fala do remix de Freddie e Michael Jackson

Willian Orbit - produtor musical
19/11/14 (aqueenofmagic.com) 
O famoso produtor musical William Orbit foi contratado pelo Queen para trabalhar no dueto especial inédito entre Freddie Mercury e Michael Jackson, chamado "There Must Be More To Life Than This'. Esta canção foi preparada e arranjada para estar no mais novo álbum de compilações da banda, o "Queen Forever". Este álbum recém lançado procurou destacar e trazer aquelas canções da banda  menos conhecidas  do público em geral.  A Digital Spy e Willian Orbit se reuniram para explicar os problemas que enfrentaram no trabalho de preparação da canção, se Adam Lambert foi considerado para ser incluído no projeto e se ele iria trabalhar num futuro álbum póstumo de Michael Jackson.  
Dado o imenso legado musical do Queen deve ter sido muito difícil trabalhar em um projeto do tamanho do Queen Forever ... Humm ... sim, foi! Eu sei que Roger tem dez longos anos de amizade, tivemos uma pequena conversa sobre isso, nada sério ou oficial. Assim, quando se materializou, eu podia sentir a mesma paixão que os fãs. Eu experimentei isso. Fui rodeado por muitas estrelas pop, tenho visto as pessoas vindo, mas eu nunca estive com alguém que levanta tais paixões como Roger Taylor. Inclusive em velhos, divertidos e distantes lugares."Eu estava muito consciente do sentimento coletivo que as pessoas têm com o Queen, então é claro que eu estava um pouco assustado. Você começa a se concentrar em seu trabalho, e percebe que ele é tecnicamente muito difícil. Mesmo politicamente é difícil no sentido de que você tem dois músicos que morreram no auge, jovens. Michael Jackson é um mistério, eu só o conheço como um cliente, mas todos nós sabemos que há uma magia especial em tudo que tem a ver com isso. " 
Você já leu as reações ao seu trabalho através da internet? Você já havia feito algum dueto entre Freddie e Michael? --Eu nunca fiz até hoje. Com Madonna, as pessoas dizem todos os tipos de coisas e ela simplesmente me diz: ignore, William. Seja o que for que eles dizem, não deixe chegar até você. "Então eu peguei o seu conselho..... Então trabalho com Britney Spears e ai surgem todos os tipos de rumores, e pensei, 'Oh, bem, deixe pra lá. "."Mas desta vez, eu fiz, fui tolo para o jogo. Eu me levantei, bebi uma xícara de café e li um tweet que era realmente um insulto. Não me importo de ser insultado, mas não suporto pessoas que insultam o que eu adoro incluindo o Queen. Então eu comecei a twittar e fiz um pouco do que eles chamam trollear- tudo isto é novo para mim.  Me escapou das mãos e fui rapidamente advertido por meus amigos ... Se quer twitar, tudo bem, mas não deste jeito. Então eu parei. Eu percebi que a divisão de opiniões foi sobre o meu trabalho e foi um pouco inquietante. A coisa é, ele não é tão ruim se você apoiar o que você faz. Eu ouvi a canção 11.000 vezes e 110.999 vezes só tinha as minhas reservas. Mas realmente defendo."  
 Quais foram os maiores problemas que você teve de enfrentar neste dueto dando sua forma final? "Foi tudo muito rudimentar. Freddie era basicamente "golpeando"o piano - os estúdios  naquela época não tinha separação - estava o toque do martelar do piano e em seguida, algumas belas harmonias sobrepostas. Deve ter custado um monte de mau tempo. Michael Jackson, eu acho, entrou e fez uma tomada (um pedaço). E você pode ouvir Freddie no multi-track gritando, "A ponte é aqui, '' O refrão é " ... e todas essas coisas. Claramente, a participação de Jackson foi curta, portanto, tecnicamente um desafio em áudio. 
"Em seguida, houve a dinâmica entre os dois artistas. Eles estavam cantando linha por linha ou eles estavam cantando verso após verso? Foi uma combinação de ambos, por sinal - tivemos muitas discussões entre Brian, Roger e eu - e escolhemos o que foi certo: quanto à forma de apresentar os artistas discutimos. Nós não temos muitas opções de como as pessoas podem pensar. 'Por que você não colocar este pedaço aqui?' Eu odeio dizer, mas simplesmente não tenho. Tudo foi gravado de uma forma descartável a mais de 30 anos. Era um quebra-cabeça. Felizmente, o Queen tem seus próprios engenheiros e me ajudaram muito. A qualidade de sua gente era incrivelmente surpreendente.
    "O som do piano de Freddie Mercury era o DNA da música. Eu adicionei um monte, mas sempre em estrita conformidade com a melodia e harmonias que estavam lá desde o início. Brian May nunca tocou esta música, não aconteceu porque suas vidas eram muito ocupadas naquele momento - então tivemos que fazer. É quando tornou-se real pela primeira vez. Estava Brian dedilhando a guitarra e eu e em pé ao lado dele tocando a 'air guitar'. Anteriormente alguns dos meus materiais - por exemplo o de Madonna - você olha para trás e pensa, 'Isso foi incrível. Eu gostaria de ter conhecido na ocasião. "Mas desta vez, eu estou aqui pensando, isso é incrível agora, neste exato momento." "Eu passei por esse processo ... Eu acho que todo mundo passa. É um processo que acontece com muitos de nós neste negócio; Você encontra-se sobrecarregado e eu transbordando naquele momento. Eu tive que fazer alterações na gestão, mudar isso, mudar aquilo, novos equipamentos, excesso de trabalho e estava um pouco chato e cismado com toda a indústria do pop. "Deixa pra lá, com tudo" era a minha atitude. Eu desapareci no deserto por alguns meses, para a frustração do Queen. O que me trouxe de volta foi a) isso é uma coisa incrivelmente boa de estar fazendo, e b) eles são meus amigos. Eu não posso ser uma causa perdida. Foi difícil e eles foram muito, muito pacientes comigo. "
   A música durante este período (final de 60-70) foi epicamente fácil, enquanto esse som parece difícil de se encontrar nos dias de hoje ... "É assim que eu sinto e quando tentam, soa artificial. Eu realmente pensei sobre o porquê. Minha teoria pessoal é que os caras que eram os engenheiros da época foram, possivelmente pessoas de 60 anos que ganharam experiência em Big Bands, após a Segunda Guerra Mundial. Eram rapazes que conheciam o kit de bateria John Bonham e o amp Brian May, entre outras coisas. Eles sabiam como obter um bom som em uma sala sem faixas multi-tracks."Eu quero saber! Acho que existe resposta para isso. Porque existe esta fase especial em qualquer gênero musical na década de 70? Os álbuns soam incríveis e o que realmente tortura é que não sabemos hoje como conseguiam isso. Isso realmente nos desespera. Ele nos faz mal, porque queremos que os nossos álbuns soem bem. "
Adam Lambert foi recebido de forma positiva durante os shows ao vivo do Queen. Já houve uma proposta para que ele regravasse um remix de uma das músicas? "Eu amo Adam e eu o conheci antes de tudo isso. Nós nos conhecemos em um show de prêmios e nós íamos fazer alguma coisa, mas depois isso aconteceu. Brian disse tudo em uma reunião. Ele disse: "Nós fomos surpreendidos como este jovem entrou em nossas vidas e estávamos certo. Estamos nas nuvens e agradecemos por permitir que Adam continuar fazendo o que amamos. "Ele é um garoto fantástico e sua atitude é perfeita. Que incluamos Adam nesta idéia? Ouça, toda a essência do meu trabalho é o Queen  então, é claro. Eu adoraria colocar Adam no microfone. "Tivemos uma conversa agradável sobre os vocais e a voz. Coisas sobre as quais eu estou interessado. "Como você coloca a laringe quando você canta essas notas? Onde está a sua pausa falsete antes? 'Todas essas coisas que os cantores gostam de falar e eu gosto de ouvir. Seríamos loucos se fôssemos estudar e colocássemos à prova, certo? Temos que fazer. Como eu disse, estamos todos perfeitamente conscientes do legado de Freddie, então não vamos apressar em nada. "
 Agora que você já trabalhou com a voz de Michael Jackson neste projeto, você contribuiria para uma de suas gravações póstumas no futuro? "Eu gostaria. Existe algo que eu possa trabalhar? Houve dois projetos. Pessoalmente vou limitar-me no comentário sobre os meus pontos de vista completamente diferentes musicalmente. Nenhum comentário está firmemente no meio de qualquer possível resposta que eu poderia dar. Isso significa que eu não vou comentar... Quem quer uma gravação em que as pessoas dizem sem comentários? Há um longo caminho entre nenhum feedback e um brilhante, e eu sinto que posso ser capaz de mudar as coisas um pouco ao norte da visão "sem comentários"."Dê-me as multitracks. Vou começar a trabalhar - Eu realmente adoraria trabalhar com ele, e eu sinto que eu poderia fazer a diferença. Eu nunca me vi como um homem que iria trabalhar com legados e material póstumo, mas seria realmente divertido e eu sou muito bom nisso. Acredito. Eu gosto de se gabar um pouco, mas quando se trata de trabalhar o lado técnico das coisas, tenho muita experiência e conheço um monte de truques que você pode empregar. Então, para responder à sua pergunta - sim, eu adoraria "!

Nenhum comentário:

Postar um comentário