sábado, 4 de outubro de 2014

A rapidez de Freddie Mercury

(fonte: aqueenofmagic.com - 28/09/2014) - CURIOSIDADES QUEEN - Uma coisa está clara: ninguém tem o dom da duplicação. Ao menos é isso que os cientistas nos explicam depois de estudos: ninguém pode estar em 2 lugares ao mesmo tempo! Mas há diversas maneiras de desafiar isto. Uma delas é: se tens um irmão gêmeo, é só vesti-lo exatamente igual. Assim se pode enganar o público fazendo um movimento muito rápido e impossível das pessoas perceberem o truque com os olhos naquele instante. Outra possibilidade seria um jogo de ilusionismo com espelhos e nos dias de hoje uma projeção de imagem, um holograma, que faz a tecnologia duplicar a imagem. 

    Que tal se pudéssemos perguntar a Freddie Mercury se este truque foi necessário ser feito algumas vez. Sim, o truque da duplicação foi usado em shows ao vivo na canção “Now I'm Here” principalmente nos primeiros anos de Queen como em 75. Freddie se movia muito rápido de um lugar a outro do palco. E claro, era praticamente impossível que Freddie pudesse fazer isso. E na época nem tanta tecnologia se tinha. Mas num piscar de olhos, lá está ele em outra parte do palco. Recordemos a letra da canção: “Now I'm Here” (“Agora estou aquí”), “Now I'm There” (“Agora estou alí). Quando cantava, efetivamente trocava de lugar... ora aqui, ora a uns metros de distância! Como? Era impossível! 

Bom, impossível não foi, quando se pôde contar com Pete Brown, ajudante pessoal da banda. Pete era quem, vestido exatamente igual a Freddie, se escondia de um lado do palco no momento inicial da música que era tocada com as luzes apagadas. Freddie se posicionava em outro lado e quando se iniciava a canção com "Now I'm Here, o canhão de luz era jogado em Freddie, e em seguida quando se pronunciava "Now I'm There, o jogo de luz estava precisamente focado no gesto de Pete, que vestido exatamente igual a Freddie, dava uma sensação de deslocamento. A aparência física de Pete, era muito diferente, mas a vestimenta igual, peruca, botas, calça de couro, tudo igual mesmo, fez esse truque dar muito certo, fazendo as pessoas ficarem admiradas! 

Foi assim que conseguiram, em parte, fazer com que esta composição virasse sucesso. A música foi o 1o single ao vivo de "Live Killers". Era costume nas bandas de Rock que um álbum ao vivo duplo encerrasse uma etapa. E depois deste álbum ao vivo, Queen começou a usar os sintetizadores e passou a ser umas das grandes bandas do rock mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário