sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Queen perde David Richards seu produtor e engenheiro de som


(Brianmay.com- 20/12/2013) -Um dia triste em Montreux para o QUeen e aos fãs ao redor do mundo. Hoje perdemos um excelente produtor musical de rock e um grande amigo. Muito triste dizer que David Richards faleceu hoje na Suíça - após episódios recorrentes de doença. Nós,conhecemos David quando pisamos pela primeira vez no Montaing Studios na década de 1980 - e nós instantaneamente fomos ' clicados '. Dave era uma daquelas pessoas com um toque mágico. Fala mansa e sempre absorvido em seu trabalho, David tornou-se o nosso produtor / engenheiro de escolha para a meia dúzia de álbuns de estúdio do Queen que é rápido a dizer, mas resume um enorme volume de trabalho. Ele tinha um talento inato para a mistura de sons - era como se o estúdio fosse uma extensão do seu corpo, Richards foi tão intimamente no controle de seu trabalho... David viu-nos através das mudanças do modo analógico para gravação digital - mas tudo ainda acabou fisicamente em bobinas de fita naqueles dias. 


Ele foi particularmente hábil em manipular as fitas, sincronizando-as mais do que um de cada multicamadas, tempo para que pudéssemos trabalhar de forma eficaz em um número ilimitado de faixas de instrumentos paralelos em qualquer uma das músicas de cada vez. Conosco ele foi pioneiro no uso de 'slave' onde bobinas foram usadas ​​para armazenar o material que seria necessário mais tarde , liberando o ‘master’. Naqueles dias antes da tecnologia Disc e a tecnologia Protools, David usou bem antes uma técnica de programação para fazer loops de rítmos de tambores e bass , que tinha um dom incrível de combinar com faixas de apoio ao vivo já gravadas, dando-lhes um distintivo "fácil" de sentir. Enquanto estávamos fora em nossos várias turnês, David trabalhou com sucesso em Mountain Studios com outros artistas - O Notável David Bowie , Chris Rea e Iggy Pop ... Sempre ao máximo de qualidade. 
David foi o nosso "pino de apoio" durante todos esses dias finais, quando sabíamos que Freddie estava perto do fim . Quando , meses depois, chegamos perto da montagem das versões finais de todos aqueles fragmentos preciosos para as faixas que compõem o 'Made In Heaven', a maioria dos quais já tinha trabalhado em Roger e os meus próprios estúdios na Inglaterra, uma vez novamente voltamos a Montreux com David. Juntos, amarramos todas as pontas soltas , polido e afinado as mixagens . 
Um dos meus momentos favoritos com ele foi a criação do "Track 13" para esse álbum. David e eu acendíamos incenso e velas na sala de controle , alimentado cada máquina no prédio, e sentamos " pintando quadros ", com sintetizadores e Samplers em um cenário de alteração lenta - durante toda a noite - algo como 8 horas no momento em que tinha evoluído. Roger flutuava em , gostei do vibe, desempenhando um meio ' solo' do caminho, flutuando para fora. Então, de alguma forma, chegamos a um lugar onde parecia que a música nos tinha tomado todo o caminho através de algum tipo de "buraco de minhoca" e ai saímos do outro lado. No surgimento refrescante que pensávamos que podia-se ouvir Freddie rindo - ainda não tínhamos certeza onde aquela amostra especial iria chegar, mas deixou-o em ... e está tudo misturado com ecos de temas clássicos - a música parecia então ter uma vida própria . E - não - nós não tomamos qualquer droga ! 
Bem, querido David ... Vamos sentir sua falta mal. Mas estou feliz que o encontramos mais uma vez , poucos dias atrás, na abertura da Experiência Queen Studio. Estou feliz que, no meu pequeno discurso , lembrei-me de dizer que uma das maiores razões para sempre voltar para Montreux foi David Richards. E eu estou feliz que você disse mais tarde : "Eu sou um dos homens mais sortudos do planeta, ter compartilhado todos aqueles momentos com vocês. " Eu acrescentaria : "E um dos mais talentosos. " Descanse em paz , David. Nossa música gravada vai levar um testemunho de sua grande obra para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário