sábado, 31 de agosto de 2013

Another World: análise do álbum solo de Brian- 1a parte

ANOTHER WORLD IS WAITING - part 1  

a fan feature by Patrick Lemieux
(a história deste álbum pesquisada e contada por um fã) - (fonte queenonline.com)
 1a  parte: antecedentes de como o seu segundo álbum se formou...
  (leia a 2a parte no post a baixo a este)

"Back To The Light” (o trabalho solo anterior) foi um álbum de transição, colocado em um momento muito definido. Desta vez eu trabalhei consciente do que eu queria fazer com outros músicos. " -- Brian May (Music Magazine, 1998).
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/3/31/Brian_May_Back_to_the_LIght_LP.jpgDurante a maior parte do ano de 1993, Brian May estava em turnê pelo mundo com o seu  álbum solo"Back To The Light". Não é exagero dizer que ele alcançou praticamente todos os cantos do mapa. O vocalista do Queen, Freddie Mercury morreu de AIDS em novembro de 1991 e o trabalho deste álbum solo "Back To The Light", foi para Brian uma terapia auto-prescrita. Ele terminou seu álbum Back To The Light, em 1992 e pegou a estrada para se apoiar nele. Ainda assim, houve quebras no horário e paradas nesta turnê. Com o tempo "fora da estrada", nas paradas da turnê, Brian ainda se coloca em modo de trabalho, explorando novos desafios na tomada de projetos de sua própria escolha. "Eu tenho todos esses pequenos tipo de coisas e inspirações de fora", disse para a rádio Clyde 1 em 1998.

Brian: "Uma tal "coisa" era fazer a música tema para uma nova série de TV. Como eu expliquei para a rádio Clyde 1 ", eles me pediram para escrever música sobre um cara que basicamente se levanta todas as manhãs, tentando o seu melhor e sempre tentei novos ângulos. Esse cara é como um eterno otimista, mas também um perdedor . Então, eu escrevi alguns fragmentos que eles usaram para a série de TV (intitulado Frank Stubbs Promove). Eu comecei a perceber que eu estava escrevendo sobre mim, como sempre é o caso. "A canção era" The Business" que se caracterizou por ter um bom amigo Cozy Powell na bateria." --Powell foi membro do The Brian May Band e os dois tinham trabalhado nas faixas anteriores. Embora Brian tinha um longo histórico de aparições em álbuns de colegas artistas, foi então que começou a ver o trabalho não como um projeto paralelo, mas como o foco singular de sua energia. "Até então, eu tinha sido solicitado por várias pessoas, pedindo-lhes para gravar música para as transmissões de televisão, para comerciais. Eu tinha sempre se recusado a isso, pois o Queen tomava todo o meu tempo e energia", ( Brian May para Guitar & Bass Magazine - 1998.) Agora, Brian tinha esse tempo, pelo menos quando não estava em turnê, conseguindo na mesma primavera de 1993, gravar com Paul Rodgers  "I’m ready” para o seu tributo álbum de blues Muddy Water.
 Enquanto eu tocava para multidões em todo o mundo, as coisas estavam se mexendo no "acampamento" do Queen. Os outros sobreviventes da banda, Roger Taylor e John Deacon, tinham começado a discutir o que fazer com as gravações finais de Freddie Mercury. "Mercury não sobreviveu para terminar o próximo álbum Queen e os vocais que eu coloquei em seus últimos meses exigira um trabalho extenso e atenção para moldar o material em canções dignas de lançamento. Em outubro de 1993, Roger informa aos fãs do Queen pela sua revista Fã-Clube que ele e John tinham estado trabalhando durante 2 semanas com materiais Queen inacabados. A “Brian world tour”fez seu último show em dezembro e voltei para casa para se juntar Roger e John, empenhando-se em acabar com essas fitas nas primeiras semanas de 1994.” Os membros sobreviventes do Queen iniciam o processo de completar o último álbum de Freddie.
Brian ainda foi atraído para outros projetos. O trabalho do Queen envolveu muito tempo sentado no computador e a oferta para a televisão de vídeos e projetos de jogos não havia cessado. A segunda série de Frank Stubbs precisava de um novo tema de programa de TV, então Brian recrutou as suas backing vocals, Cathy Porter e Shelley Preston, da turnê recente. "Nós duas estávamos fazendo parte da sessão", explicou Cathy: "Eu tenho os contratos para vir ao estúdio há alguns meses depois que terminamos a turnê." A faixa era "On My Way Up". No verão, May estava falando para os que faziam os videogames para usar a música Back To The Light como material para o game "Rise Of The Robots". Em uma carta para a revista Fã-Clube daquele verão, ele notou que queriam que ele fizesse uma nova música para eles.  
  

O novo álbum Queen ainda necessitaria uma grande quantidade de tempo por parte de todos os três membros da banda -  ( Brian  a Revista Guitarist Magazine) :
"Nós continuamos conversando ao longo do
caminho para que pudessemos saber o que o outro está fazendo. Nós temos um sistema de troca de fitas para ouvir onde cada um de nós tem que fazer - é como uma gravação via E-mail! Mas estamos planejando ter um tempo juntos para fazer a gravação real e já tivemos um par de semanas juntos no Metropoli's studio. Mas, no geral estamos fazendo separadamente. Na verdade, eu passei os últimos quatro meses apenas trabalhando em faixas "one-and-a-half " (de trechos a trechos, pedaços a pedaços).                                                                                
Com projetos  Queen oferecidos do lado de fora e mais uma vez exigindo seu tempo, Brian tem pensamentos acerca de começar a mudar as coisas de seu próximo álbum solo. "Lá estava eu ​​de volta com o "chapéu do Queen" e pensando sobre, “Que, diabos será a "Back To The Light e da turnê" ? 
Hum, então sim, eu mergulhei em fazer, em revisitar as coisas que tinham me motivado no início antes do Queen. Comecei a olhar para todas aquelas coisas que eu ficava animado, que gostava quando criança como Buddy Holly, Little Richard, Elvis, suas gravações e todos os guitarristas que estavam lá, como Ricky Nelson e outras coisas. Humm.. e isso foi o meu pequeno projeto para esse momento e eu pensei, sim, o álbum provavelmente vai sair como uma carga de cobre. (Brian May para a Talk Radio - 1998) - "Eu tenho todos os rapazes para tocarem "Slow Down" ao vivo. Cozy Powell, Neil Murray, Spike Edney, (que era o cara que tocava os teclados nos shows do Queen mas ficava na parte de trás do palco) e Jamie Moses, que se tornou um grande amigo e guitarrista de apoio. Viemos todos e nós tocamos um monte de músicas, coisas que sabíamos. Você sabe, todos nós sabemos "Slow Down", todos nós sabemos "Maybe Baby", ‘It's Only Make Believe.’ Nós fizemos um monte de coisas só para se divertir muito e temos algumas coisas na fita.("Brian May para Clyde 1 Radio em 1998). Nessas sessões, May e sua equipe são conhecidos por terem colocado as canções "Slow Down" (Larry Williams), "Only Make Believe" (Conway Twitty cover), "Maybe Baby" (Buddy Holly cover) “Marie’s The Name (His Latest Flame)” (Del Shannon que mais tarde se tornou popular por Elvis Presley). O "olho" deste álbum estava definitivamente destinado a um álbum de covers, tendo "Heroes" seu titulo provisório.

O final do inverno de 1994 iria encontrar May, Taylor e Deacon gravando durante vários dias no estúdio da casa de Brian em Allerton Hill as coisas para o novo álbum Queen. Outro projeto também se apresentou a Brian: o da série de rádio “The Amazing Spider-Man”. Vestindo o pseudônimo MC Spy-D, May gravou a música para a série, mais uma vez contando com Cathy Porter, sua baching vocal de banda. "Isso é tudo que me escutam cantando, ‘Spidey!”, recorda Porter ", mais Brian e eu cantando o resto dos vocais. E isso foi uma sessão divertida! ---"Naquele ano, na festa de Natal do Fã-Clube, Brian assumiu um alter-ego por sua atuação, representando o fictício ícone do Rock & Roll Twit E. Conway, aparente mentor por trás do projeto Heroes. Na festa, 'Conway " cantou" Only Make Believe "e" Tie Your Mother Down ". 1995 começaria nada menos ocupado. Brian namorava Anita Dobson que estava no elenco de "The Rocky Horror Show" e Brian gravou uma versão de " Hot Patootie" para o álbum da trilha sonora, juntamente com o apoio de guitarra na faixa "Floor Show (Rose Tint My World)". Pouco depois, chegou uma oferta para gravar um cover de Jimi Hendrix no álbum tributo planejado. "Eu intencionalmente escolhi a canção prontamente, como um toque final. Essa música foi a descrição do sonho de Jimi, a sua transposição exata em palavras e música. ("Brian May para a Revista de Music magazine- 1998).) A música era “One Rainy Wish.” 


Os projetos de colaboração, juntamente com os esforços do Queen continuaram para terminar álbum de estúdio póstumo de Freddie, com John Deacon, em Londres, Brian em Allerton Hill e Roger no estúdio de sua casa em Cosford Mill. Brian ainda explorava novos caminhos para a sua música.  A "Acclaim Entertainment" estavam planejando uma continuação para seu vídeo game Rise of the Robots, intitulado Ascensão II: Resurrection. O plano de Brian para incluir novos materiais para o primeiro jogo tornou-se realidade com o segundo. "'Cyborg” começou, efetivamente, como uma trilha sonora perfeita para um videogame. E o que começou como algo muito interessante para mim, foi algo muito profundo. Eu adoro Asimov, e eu comecei a pensar na composição com uma visão do robô. (Brian May a Revista de Música - 1998).  
Em meados de setembro, o Queen terminou o trabalho de seu último álbum com Freddie Mercury . “Made In Heaven”. Eles tinham compilado as últimas gravações de seu amigo e cantor e ainda colocaram coisas de tempos a trás tiradas do catálogo de suas próprias coisas e esperavam criar um álbum que poderia ficar com o resto do seu trabalho. Após a mixagem final do álbum ele foi entregue e sua arte aprovada, a banda fez uma pausa. "O que era um projeto não tão monstruoso, levou dois anos porque estávamos lidando com sucatas, (coisas  que tinhamos que montar como um Quebra- cabeças) e foi um trabalho importante para “remenda-lo”em conjunto, fazendo soar como se fosse uma banda em pleno vôo no estúdio." Brian May ao Sydney Sun Herald (1998). A promoção da Made In Heaven foi assumido por Brian e Roger. A imprensa anuncia como último álbum Queen e último trabalho de Freddie. Comentários derramado e Brian estava mais uma vez na vanguarda com a banda e sua carreira  é forçada a ir para trás, para o “ banco traseiro” e esperar para se chegar a ver os frutos de quase dois anos de trabalho duro. -"Eu fui em muitos caminhos ao redor do mundo com a Brian May Band e o que fizemos foi ir direto de volta para a área Queen porque fizemos o álbum Made In Heaven... e no final disso - o que foi muito dois anos de trabalho árduo, e emocional muito difícil - hum, eu meio que não sabia quem eu era novo. "Brian May para a Talk Radio (1998).
1996 amanheceu com Brian ainda olhando para seu àlbum “Herois “e a alegria de trabalhar com outros artistas. No Allerton Hillstudios, Status Quo gravou com o "FBI" ( The Shadows instrumentais) e para eles e “It’s Raining In My Heart Again” (a Buddy Holly cover). 28 de janeiro viu May e Quo na primeira Convenção clube, já Status Quo Fan gravaram o vídeo para “It’s Raining In My Heart Again” e as  filmagens de "FBI" mais tarde iriam aparecer no álbum Twang: A Tribute To Hank Marvin. A revista The Spring Fan Club magazine, informou que Brian estava trabalhando em seu álbum solo em Allerton Hill. “Heróis”, tinha por objetivo cobrir , colocar as músicas que Brian amava feita pelos pelos artistas que ele tinha crescido, juntamente com cobre feito por outros projetos. Morgan Fisher, ex-Mott The Hoople e um tecladista turnê do Queen em 1982, estava montando um álbum tributo para Mott e Brian foi questiona-los sobre uma canção. "Mott The Hoople foi realmente a nossa primeira experiência da vida na estrada, e uma experiência muito ofuscante de época, devo dizer. Eles sempre se manteve próximo ao meu coração, porque nós crescemos naquela turnê que nós tivemos que abrir pra eles, era loucura, e para sobreviver você tem que se adaptar, você precisa para se tornar um rock 'n' roll ser como um tipo de animal no bom sentido da palavra, você sabe. E, sim, foi fenomenal. E eu costumava vê-los fazer "todo o caminho de Memphis”todas as noites, e em todas as noites o lugar rompia,  como um terremoto. Eles realmente eram uma banda ao vivo fantástica. Deveriam ter ficado juntos, eu tenho que dizer ", disse Brian para a Clyde 1 Radio em 1998," 'Young Dudes " era um grande problema, mas o Sr. Bowie escreveu isso, mas para mim' Memphis 'é o único, e eu sempre quis fazer esta canção. "

 Quando a primavera voltou-se para o verão, Brian se envolveu com a gravação de trilha sonora para o filme As Aventuras de Pinóquio. Gravei duas faixas, contando com Cathy Porter, mais uma vez para ajudar. Ela fala sobre a experiência: "Ele me pediu para cantar na demo para ‘What Are We Made Of’de Of" do filme Pinocchio, eu fiz. Por um tempo, Brian estava lutando com a produção para se manter na gravação (eu cantei um dueto com ele). No final, a gravadora queria usar um de seus artistas, por isso Sissel tem os vocais, mas os meus backing vocals permaneceram , mas os de Brian...  A outra faixa de . "Pinocchio”  foi para o o show de marionetes orquestral  “Ill Colosso”  que iria aparecer no álbum da trilha sonora.

Outro filme projeto de Brian alcançado através de um amigo dele, o roteirista e diretor Peter Howitt. "Escrevi um roteiro para um filme chamado Sliding Doors," May disse a Clyde 1 Radio, em 1998: "Ele era um velho amigo meu, e eu disse: 'por favor, me escreva uma canção. Eu sempre sonhei de pedir-lhe para me escrever uma canção, Bri ".  Então eu escrevi essa música “Another World”  e fiquei muito satisfeito com ela. Levando-a diretamente de volta para ela, e eu adorei, dei um pulo e disse: 'É isso', você sabe, "esta é a coisa perfeita para o filme! '"

 

  No quinto aniversário da morte de Freddie Mercury, uma estátua foi inaugurada na praça em Montreux, frente ao Lago de Genebra, na Suíça, a cidade onde o Queen tinha gravado no Mountain Studios, incluindo as últimas gravações feitas por Freddie. Brian May e Roger Taylor estavam presentes.A diva da ópera Montserrat Caballé, com quem Freddie havia gravado o álbum Barcelona, realizou a real inauguração e vendo a estátua Brian se inspirou . "Eu realmente escrevi sobre Freddie", disse Brian a ITV no programaThis Morning, em 1997 ", ele vai voltar para Jimi Hendrix, e de uma forma que é o que é essa canção. É como talvez morrer jovem, você queima, você sabe. Um monte de gente vai para ela, e a metáfora é voar muito perto do sol, como a lenda de Ícaro. Ícaro voou muito alto e suas asas cairam pela cera derretida e ele cai no mar. "

 

"Quando eu escrevi" No-One But You ", ela se encaixava com o meu conceito original do que o meu álbum era para ser - Eu estava indo na direção de faze-lo sobre os heróis da minha infância,  fazer uma trilha de Buddy Holly, algo por Hendrix, todos os tipos de coisas. "Brian May a revista Guitarrista (1998). Brian gravou uma demo para a música e queria colocar Roger Taylor para cantar com ele no o álbum solo, também. Eu dei uma cópia da canção para Roger e como diz a história, Roger prontamente esqueceu-se disso, mesmo sem ouvi-la.
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário